Mappa d'Italia

Mappa d'Italia - Veneto

Vamos conosco
nesta viagem pelas
regiões da Itália?

Depois de visitarmos as culinárias do Lazio, Toscana e Calabria, chegou a vez do Vêneto.

Ao nordeste da Itália, a região tem como capital Veneza, célebre pelos canais e gôndolas, pela arte, carnaval e locais como o Harry's Bar, de onde saíram o Carpaccio e o Bellini!

Outras cidades importantes do Vêneto são a Verona, de Romeu e Julieta, e Pádua - da qual Santo Antônio é padroeiro.

Como sempre, buscamos ingredientes e pratos típicos para criar este cardápio. Então… vem viajar pelo paladar com a gente?

Veneto

A República de Veneza - hoje região do Vêneto - foi um Estado independente por mais de mil anos e uma das potências marítimas mais vastas e ricas do mundo.

Traços do passado imponente ainda podem ser vistos em Veneza: nas pequenas ruas ou inúmeros canais, a bordo de gôndolas, admiramos a herança bizantina e renascentista. Perto dali, em Murano, é produzido cristal típico. Em Burano, são as rendas.

Para além do trágico casal de Shakespeare, Verona guarda lembranças romanas, medievais e da Renascença. Em Pádua, turistas religiosos vão à Basílica de Santo Antônio e à Capela Scrovegni, com afrescos de Giotto. Fãs de arquitetura rumam a Vicenza pela obra de Andrea Palladio.

A natureza é outra das excelências do Vêneto, sendo as Dolomitas- cadeia de montanhas de forma notável e banhadas pela luz como em nenhum outro lugar - destino certo para esquiadores.

Tanta variedade de experiências guarda algo em comum: no Vêneto não faltam locais classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Risotto

Apesar de existente em outras regiões italianas, no Vêneto o Risotto ficou famoso na versão Risi & Bisi (com ervilhas frescas) ou ainda com abóbora e os cogumelos.

Grappa

A aguardente é feita do bagaço de cascas e sementes das uvas de vinificação. Seu sabor varia de acordo com a uva usada e sua potência também: de 7,5% a 60% de álcool por volume!

Vinhos

A região é conhecida pela produção extensa e valorizada de vinhos, como Amarone di Valpolicella, Breganze Bianco e Recioto di Soave. O Prosecco é o espumante mais conhecido do Vêneto.

Bellini

O refrescante coquetel de pêssego e Prosecco foi inventado por Giuseppe Cipriani, do Harry's Bar, em 1945. Seu nome é uma homenagem aos pintores venezianos Jacopo e Giovanni Bellini. Entre os fãs da bebida estavam Humphrey Bogart, Orson Welles e Pablo Picasso.

Carpaccio

Também criado no Harry's Bar. Em 1950 Giuseppe Cipriani brindou uma cliente com finas fatias de carne com mostarda, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta-do-reino branca. O nome do prato é outra homenagem a um pintor: Vittore Carpaccio, que usava bastante a cor vermelha.

Tiramisù

A origem da sobremesa é tida como na cidade de Treviso. E a combinação de chocolate, queijo mascarpone e café - que faz dela bastante energética - é a pista para o significado de seu nome: algo como “Levanta-me”!

Calendário

Veja as próximas datas e regiões

  • Lazio

    12 a 24 de março

  • Toscana

    16 a 28 de abril

  • Calabria

    14 de maio a
    2 de junho

  • Veneto

    14 a 30 de junho

  • Sicilia

    13 de agosto a
    01 de setembro

  • Lombardia

    17 de setembro a
    06 de outubro

Cadastre-se e fique por dentro
dos próximos menus

#mappaditalia

Mappa d'Italia em Casa!

Você também pode pedir o Menu Veneto pelo delivery! Também por R$ 119 e em 4 tempos

Peça:

Por telefone (11) 4328-620
Pelo Ifood
Pelo Spoonrocket