Mappa d'Italia

Mappa d'Italia - Puglia

Vamos conosco
nesta viagem pelas
regiões da Itália?

Nosso último destino em 2019 é o “calcanhar” e o “salto” da bota! A Puglia (ou Apúlia, em português) fica ao sul do país e é célebre pelas cidades serranas, casas caiadas e telhados cônicos.

Uma península entre dois mares, a região não só rende passeios inesquecíveis, como uma gastronomia muito própria, que você vai conhecer com a gente.

Todos prontos para o embarque?

Puglia

“Pedacinho rústico do sul”, tem como vizinhas Molise, Campania e Basilicata. Os mares Jônico e Adriático banham seu litoral - o mais extenso da Itália - e perto dali ficam os Bálcãs.

Para além de Bari, sua capital, a Puglia é um prato cheio de pequenos grandes encantos, combinados a um ritmo de vida tranquilo e simples.

Lecce é conhecida como a "Florença do Sul" por conta da arquitetura barroca. Alberobello e o Valle d'Itria abrigam os "trulli", construções de pedra com telhados cônicos. Polignano Al Mare é o ponto mais charmoso à beira do mar cor de esmeralda.

A culinária da Puglia valoriza a matéria-prima - seja da terra ou do mar - e os ingredientes, preparados com simplicidade, tem destacados seus sabores naturais.

Por razões históricas, sua cozinha é conhecida como camponesa, ou cucina povera. Os ingredientes são locais, sazonais e acessíveis. Apesar de preparados com simplicidade, os pratos são ricos em sabor.

Burrata

O queijo pugliese por excelência!
Por fora uma casquinha firme de mozzarella de búfala. Por dentro recheio macio de stracciatella (as aparas do mesmo queijo) e creme de leite grosso.

Orecchiette

A mais típica pasta da Puglia. O nome “orelhinha” vem por conta de seu formato, cortado e moldado na ponta da faca. Como é típico no sul da Itália, sua receita dispensa ovos e usa semolina, sal e água.

Em cada província é chamada de acordo com seu dialeto: orecchiette (Bari), chiancarelle, recchjetedd ou fiaffioli (Taranto e Valle d'Itria) e recch 'd'privt (ou "ouvidos do sacerdote", em Cisternino)

Vegetais

Favas e folhas de nabo (cime di rape) formam a base da alimentação local. São comuns também as berinjelas, abobrinhas, chicória e alcachofras (as de Brindisi têm classificação IGP). Para preservá-los, azeite com ervas e especiarias, o sott’olio.

Figos

A proximidade com o Oriente Médio trouxe inúmeros intercâmbios culinários à Puglia. Por isso é comum que seus doces incluam figos, amêndoas, avelãs, pistache e especiarias tão comuns entre os árabes. Para adoçar: mel.

Azeite

A Puglia é a maior produtora de azeites e azeitonas da Itália. As variedades são muitas e se espalham por todas as províncias, mas o “epicentro” é Bari.
O affioratto, ou “flor do óleo”, é um azeite extra-virgem muito delicado, típico da região.

Peixes e frutos do mar

Por ser uma península e com 784 km de litoral, é natural que a Puglia busque no mar muitos dos seus ingredientes: peixes, mexilhões, ostras, polvo, lula e camarões.

Calendário

Veja as próximas datas e regiões

  • Lazio

    12 a 24 de março

  • Toscana

    16 a 28 de abril

  • Calabria

    14 de maio a
    2 de junho

  • Veneto

    11 a 30 de junho

  • Sicilia

    13 de agosto a
    01 de setembro

  • Lombardia

    17 de setembro a
    06 de outubro

  • Friuli

    Settimana della Cucina
    Regionale Italiana

    22 a 27 de outubro

  • Puglia

    26 de novembro
    a 8 de dezembro

Cadastre-se e fique por dentro
dos próximos menus

#mappaditalia

Mappa d'Italia em Casa!

Você também pode pedir o Menu Puglia pelo delivery! Também por R$ 136 e em 4 tempos.

Peça:

Por telefone (11) 4328-620
Pelo Ifood
Pelo Spoonrocket