Mappa d'Italia

Mappa d'Italia - Lombardia

Vamos conosco
nesta viagem pelas
regiões da Itália?

Região rica e populosa da Itália, a Lombardia tem como porta de entrada a agitada e produtiva Milão. Para além dos eventos e indústria da capital, encontramos inúmeras atrações, em Bérgamo, Brescia, Como, Cremona e Mântua.

Mais que tudo, o vinho e a gastronomia lombardas são célebres. E no Casa você terá a oportunidade de provar ingredientes e pratos típicos!

Prontos para o embarque?

Lombardia

A noroeste do país, a região tem ao seu redor a Suíça, Emilia-Romagna, Trentino Alto-Adige,
Veneto e Piemonte.

Milão é o segundo destino turístico do país. Para além da moda, inovação e indústria a cidade também respira cultura e história, desde o Duomo e a Ópera La Scala até a Galleria Vittorio Emanuele II e o Estádio San Siro.

A natureza da Lombardia tem paisagens de cordilheiras alpinas e alguns dos mais famosos lagos italianos estão aqui, como o Lugano, o Como, e de Garda, o maior do país.

A gastronomia varia a cada província, mas é unida por ingredientes como o arroz e as massas recheadas. O leite rende muitos queijos e usa-se mais manteiga que azeite.

Os vinhos! 60% dos rótulos lombardos são DOC ou DOCG. Entre eles: Franciacorta, Oltrepò Pavese Método Clássico, Moscato de Scanzo, Sforzato (ou Sfursat) di Valtellina e Valtellina Superiore.

Bresaola

(ou brisaola, na língua lombarda)

Embutido comum no norte, mas que na Lombardia é característico por ser de carne bovina. Seu sabor vem dos braseiros de carvão de abeto, de zimbro, tomilho e folhas de louro. Em Valchiavenna é produto de origem geográfica protegida (IGP).

Mascarpone

(ou mascherpa / mascarpia, na língua lombarda)

Queijo cremoso e macio feito a partir de leite e ácido cítrico. É típico de algumas áreas da Lombardia e reconhecido produto tradicional italiano. Rende inesquecíveis sobremesas mas também aparece em pratos salgados.

Ossobuco

(ou òss bus, no dialeto milanês)

O nome significa “osso vazio”. Geralmente da tíbia do bezerro, da qual são obtidas fatias de cerca de 3-4 cm de altura, contendo o osso e o tutano em seu orifício. Por cima é salpicada a gremolada, feita com limão, alho e salsa picadinhos.

Risotto alla Milanese

(ou ris giald, no dialeto milanês)

O risotto é comum em várias províncias e a base é a mesma: o arroz é tostado e depois cozido com caldo quente. Esta receita, no entanto, tem origem na Idade Média e influências árabes e hebraicas. Pede açafrão (que confere a cor amarela) e medula de boi. Sua melhor companhia é o Ossobuco.

Casoncelli

(ou casonsèi, na língua lombarda)

Massa típica de Bérgamo e Brescia, na primeira é feita com sêmola de grano duro e na segunda apenas com farinha de trigo. A bergamasca tem como recheio embutidos e biscoitos amaretti - entre outros - resultando em sabor contrastante. A bresciana leva parmesão ou grana padano e alho. Os formatos também variam: vão de disco dobrado até triângulos!

Calendário

Veja as próximas datas e regiões

  • Lazio

    12 a 24 de março

  • Toscana

    16 a 28 de abril

  • Calabria

    14 de maio a
    2 de junho

  • Veneto

    11 a 30 de junho

  • Sicilia

    13 de agosto a
    01 de setembro

  • Lombardia

    17 de setembro a
    06 de outubro

  • Friuli

    Settimana della Cucina
    Regionale Italiana

    22 a 27 de outubro

  • Puglia

    19 de novembro
    a 1 de dezembro

Cadastre-se e fique por dentro
dos próximos menus

#mappaditalia

Mappa d'Italia em Casa!

Você também pode pedir o Menu Lombardia pelo delivery! Também por R$ 136 e em 4 tempos.

Peça:

Por telefone (11) 4328-620
Pelo Ifood
Pelo Spoonrocket