Mappa d'Italia

Mappa d'Italia - Emilia Romagna

Vamos conosco
nesta viagem pelas
regiões da Itália?

Depois de visitarmos sete regiões no ano passado começamos 2020 pela cozinha da Emilia-Romagna!

Ao norte do país, entre a Lombardia e o Vêneto, a região - que chamamos de Emília-Romanha, em português - tem como capital Bologna (ou Bolonha).

A gastronomia romagnola e seus vinhos são célebres! É de lá que saem iguarias como o Presunto de Parma, o queijo parmesão e os vinhos Lambrusco, entre tantos outros.

E para te levar até lá pelo paladar convidamos o chef Maurizio Morini, reconhecido por valorizar os produtos típicos de sua terra natal e mesclar receitas tradicionais a técnicas modernas e muita criatividade. Todos prontos para o embarque?

SOBRE O CHEF

Maurizio Morini

Nascido Parma, Maurizio tem formação na escola de hotelaria de Salsomaggiore Terme. Trabalhou na Emilia-Romagna praticamente durante toda a carreira, que já chega a quatro décadas.

Desde 1989 responde pelo menu e vinhos do Antico Borgo, restaurante do Tabiano Castello, hotel de charme situado no interior do povoado medieval de mesmo nome.

Valorizando os produtos típicos da Emilia-Romagna, Morini executa pratos tradicionais com técnicas modernas de cocção e muita criatividade, que você terá a oportunidade de conferir na primeira edição do Mappa d’Italia 2020 aqui no Casa!

Esta é a quarta vez do chef em São Paulo. Quem acompanha a Settimana della Cucina Regionale Italiana já pôde comprovar seu talento em três edições do evento.

Emilia-Romagna

Com os Apeninos e o mar Adriático como cenário, a região combina atrações variadas, como centros urbanos repletos de experiências culturais, lindas paisagens e ruínas de civilizações antigas.

Seu nome vem da união de duas regiões históricas e, além da capital, Bologna, tem como cidades importantes Modena, Ferrara, Piacenza, Ravenna, Rimini e Parma.

Na Emilia-Romagna o ronco dos motores também faz parte da rotina. O circuito de Imola fica ali e também na região são feitos carros e motocicletas lendários, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati.

Mas a gastronomia não fica nem um pouco atrás. Vem ver!

Vêm da Emilia-Romagna muitos dos ingredientes e pratos que tornam a Itália
um dos maiores expoentes gastronômicos do mundo.

A região tem 44 produtos típicos de origem controlada e 19 museus dedicados à comida e ao vinho.

Prosciutto di Parma

É fruto de um longo e cuidado processo em que a pernas de porcos criados na região são curadas em puro sal marinho, sem adição de nitritos ou nitratos. O resultado é um presunto macio e de sabor adocicado. “Não é cru. É de Parma”, dizem seus produtores.

Mortadella di Bologna

Trazida ao Brasil pelos imigrantes, na sua origem é um produto IGP, de qualidade controlada. Sua receita pede 100% de carne suína, moída e misturada a especiarias, que conferem o aroma característico e cubos de gordura do pescoço do porco para maciez. Passa então por uma longa cocção em fornos secos.

Parmigiano-Reggiano

Só é verdadeiramente Parmesão aquele feito na região, sem aditivos, com leite cru de vaca de raças específicas, soro de leite fermentado e coalho de bezerro. É envelhecido por ao menos 12 meses em “rodas”. Tem consistência dura, cor amarelada, aroma suave para forte e sabor adocicado, ligeiramente picante.

Aceto Balsamico

Ao contrário do que muitos pensam não é um vinagre, mas vem do cozimento de uvas brancas Trebbiano. Esta redução é depois fermentada e passa por um processo de lento envelhecimento em madeira para concentrar seu sabor adocicado e engrossar sua consistência.

Lambrusco

Mais além do vinho frisante e adocicado geralmente encontrado no Brasil, na região é conhecido pelo aroma de frutas vermelhas, diferentes teores de açúcar e acidez destacada, que combinam com a gastronomia local. Era o favorito do tenor Luciano Pavarotti e é celebrado mundialmente em 21 de junho.

Ragù alla Bolognese

O primeiro registro vem de 1891, de um livro de Pellegrino Artusi. Os ingredientes do original pedem soffritto (cebola, cenoura e salsão) e além da carne bovina moída entram pancetta, vinho branco, leite e uma pequena quantidade de concentrado de tomate, resultando em molho grosso, servido com tagliatelle ou lasagna.

Calendário

Veja as próximas datas e regiões

  • Emilia Romagna

    De 4 a 22 de março

  • Sardegna

    De 7 a 19 de abril

  • Umbria

    De 12 a 24 de maio

  • Piemonte

    De 23 de junho
    a 12 de julho

  • Liguria

    De 4 a 16 de agosto

  • Campania

    De 8 a 20 de setembro

  • Abruzzo

    De 17 de novembro
    a 6 de dezembro

Cadastre-se e fique por dentro
dos próximos menus

#mappaditalia

Mappa d'Italia em Casa!

Você também pode pedir o Menu Emilia-Romagna pelo delivery! Também por R$ 139 e em 4 tempos.

Peça:

Por telefone (11) 4328-620
Pelo Ifood
Pelo Spoonrocket