Mappa d'Italia

Mappa d'Italia - Calabria

Vamos conosco
nesta viagem pelas
20 regiões da Itália?

Inspirados em nossas participações na Settimana della Cucina Regionale Italiana, propomos uma viagem pelo país por meio de menus regionais, servidos durante todo o ano! Depois do Lazio e Toscana, é a vez da Calabria - ou Calábria, como escrevemos em português.

Se pensarmos no mapa italiano como uma “Bota”, a Calábria fica ao sul, onde seria a ponta do sapato. Buscamos ingredientes e pratos típicos para criar este cardápio. Vamos com a gente?

Calabria

A cozinha calabresa é uma cozinha de origem camponesa, simples, porém dona de forte personalidade e capaz de expressar muito bem as cores e sabores da terra e do mar. Muitos pratos típicos da Calábria são ligados a tradições religiosas da igreja católica e as festas familiares também são sempre uma oportunidade para fartos banquetes. Na Calábria come-se tanto carne bovina como cordeiro e porco. E deles também saem embutidos diversos, como a “n’duja” e “sopressata”. Os alimentos em conserva - com as anchovas - foram a saída encontrada pelos calabreses para sobreviver a momentos de carestia. Os vegetais também são muito presentes na cozinha da região.
Em especial as berinjelas, seguidas dos tomates, pimentões e cebolas roxas.

Caciocavallo

Queijo semi-duro de leite de vaca.
Aromático, tem sabor delicado quando jovem e fica picante com o tempo.
Seu formato, antigamente, lembrava uma cabeça de cavalo, daí o nome. Vai bem com mel e mostarda, vegetais e massas.

N´duja

Salame cremoso de carne suína, acrescido de pimenta e defumado. Os calabreses passam no pão, põem na pizza, comem com queijo ou acrescentam a molhos (aqui no Casa já servimos com Lasagne!).

Cebola Roxa

Um presente dos fenícios eu se tornou muito típico da Calábria. Seu sabor é doce e a textura crocante. Na cozinha local transforma-se em conservas e compotas, é comida crua ou vira até sorvete!

Cannoli

Por serem vizinhas, é inevitável que algumas receitas da Calábria e da Sicília passem por algum intercâmbio. A diferença aqui é que o Cannolo calabrês é recheado com chocolate e creme.

Sardella

Também chamada de “caviar calabrês” ou “caviar do pobre”, é uma pasta à base de molho de peixe pequeno, como a tainha vermelha, e pimenta vermelha doce ou picante em pó, sal e erva-doce. Acompanha bem os pães e mais ainda almôndegas!

Pecorino

Feito de leites de ovelha e cabra, vai bem fresco - com massas e molhos picantes - ou maturado, como aperitivo ou ralado sobre pratos. É saboroso e picante. A depender de onde vive o animal, pode ser mais delicado e com notas vegetais.

Peperoncino Calabrese

Mais um ingrediente do Novo Mundo que se deu bem na Bota, a Pimenta Calabresa se adaptou se adaptou tanto ao solo e clima que ganhou o apelido de “americana mediterrânea”! É picante e, ao mesmo tempo, doce. Usada fresca ou seca… para acender espíritos.

Calendário

Veja as próximas datas e regiões

  • Lazio

    12 a 24 de março

  • Toscana

    16 a 28 de abril

  • Calabria

    14 de maio a
    2 de junho

  • Veneto

    14 a 30 de junho

  • Sicilia

    13 de agosto a
    01 de setembro

Cadastre-se e fique por dentro
dos próximos menus

#mappaditalia

Mappa d'Italia em Casa!

Você também pode pedir o Menu Calabria pelo delivery! Por R$ 115 e em 4 tempos.

Peça:

Por telefone (11) 4328-620
Pelo Ifood
Pelo Spoonrocket