Casa santo antonio mapa-toscana

Inspirados por nossas participações na Settimana della Cucina Regionale Italiana, retomamos nossa jornada pela Itália, mergulhando nos ingredientes locais, história dos pratos e vinhos, além das tradições de cada região.

Vamos conosco nesta viagem gastronômica?

Entrar no site
Casa santo antonio
18.03 a 29.03 Mapa d Italia segunda edição

Começando pela Toscana:

Paisagens, vinhos, história, arte e a magnífica Florença! Agora é a sua chance de conhecer ou revisitar a boa mesa da região.

Veja o menu
  • Bib gourmand
  • Melhores vinhos 2022
  •  tripadvisor
  • Set timana

Toscana

Situada no centro da Itália, a região da Toscana tem como capital a cidade de Florença. É conhecida por suas paisagens rurais idílicas e repletas de ciprestes, sendo o Val d’Orcia até mesmo considerado patrimônio da UNESCO. Tanta beleza e riqueza natural atraiu desde cedo os etruscos, em seguida os romanos e depois os cristãos. Eles fizeram suas histórias e costumes, que podem ser vistos em ruínas ancestrais, cidades medievais e também nas igrejas e catedrais. A Toscana também foi o berço do Renascimento e a arte e conhecimento que ali nasceram ainda reverberam pelo mundo nos dias de hoje e encanta quem visita especialmente Florença e Siena. Outros destinos que precisam ser conhecidos incluem: Arezzo, Lucca, Montalcino, Pienza, Pisa, Pistoia, San Gimignano e Volterra.

Cozinha Toscana

Segundo estudiosos é difícil estabelecer apenas um tipo de culinária para a região. Isso porque ela é bastante heterogênea e varia conforme costumes familiares, a geografia e a história. Assim eles preferem o termo “cozinhas toscanas”.E nas “cozinhas toscanas” vemos a influência camponesa bem marcada: na simplicidade e no uso total de ingredientes (como o pão amanhecido e todas as partes de um animal). Mas também ouvimos ecos da culinária cortesã da época dos Medici, como o patê de fígado, o espinafre e o bacalhau salgado. Uma rixa antiga entre Pisa e Florença, ainda na Idade Média, rendeu o típico pão sem sal usado até hoje. De todo modo, seja na costa ou no interior da Toscana é possível contar com ao menos 5 destes elementos à mesa, considerados fundamentais: o pão, o azeite extra-virgem, a carne (bovina ou de caça e os embutidos), feijões, grão de bico e vegetais… e o vinho! Não à toa, a região é o lar dos tintos do Chianti, do Vinsanto, dos Brunellos de Montalcino e… dos Supertoscanos!

PANZANELLA

Panzanella

O prato é um exemplo de aproveitamento da comida.O pão amanhecido é embebido em água e misturado a legumes, verduras, vinagre e azeite.

Baccalà a Trancio e Mantecato, Cecina e Ceci Rifatti, Spinaci Saltati e Cremosi

A proposta é contemporânea, mas os ingredientes nos levam à uma viagem histórica! O espinafre e o bacalhau salgado vêm da Florença Renascentista. Já o grão de bico é usado há séculos e conhecido como "ouro de Pisa"

Cantucci

Os perfumados e crocantes biscoitos de amêndoas têm sua primeira receita documentada no século XIX. São a melhor companhia para o Vin Santo, vinho de sobremesa toscano.

Pappardelle Sul Cinghiale

Os javalis são muito típicos da Toscana e rende cozidos, embutidos e molhos, como este, que acompanha o Pappardelle, massa também nativa de lá.

Florença

Siena

San Quirico d'Orcia

Veja as próximas regiões:

  • Piemonte

    Piemonte

  • Lazio

    Lazio

Cadastre-se e fique por dentro dos próximos menus

Compartilhe sua experiência com a #mappaditalia

@casasantoantonio

Faça sua reserva

Ou se preferir, reserve pelo telefone (11) 4328-6205